Deixe sua Casa preparada para o Calor

Conheça dicas de arquitetura que iram lhe ajudar a manter sua casa fresca nesse verão!

O verão está chegando e com ele temperaturas de 35°C, 39°C , 40°C e por ai em diante, e é claro que com essas altas temperaturas a maioria de nós brasileiros procuramos inúmeras maneiras de amenizar esse intenso do calor. E são muitos os artifícios que o mercado oferece para te ajudar nessa batalha, ventiladores, ar-condicionado e climatizadores são os favoritos da lista , porém não são os únicos.

Na hora de construir ou reformar uma casa arquitetos investem em alguns truques para tornar as casas localizadas em regiões quentes (como as de praia ) mais adequadas. Pensando no assunto nossos arquitetos e designer’s de interiores Rafael Gomez, Rosangela Pimenta e Tereza Bissoto do escritório In.tetto Arquitetura e Interiores , de São Paulo, listaram algumas dicas de arquitetura para tornar sua residência mais fresquinha.

Iremos citar exemplos através de ambientes assinados pela In.tetto – Arquitetura e Interiores .

Pense na ventilação, construa uma casa bem arejada.

A ventilação cruzada é um ponto importante e muito eficiente. O sistema de ventilação cruzada permite que o ar entre pela janela e cruze o ambiente e saia por outra janela ou porta. Esse movimento de circulação refresca o espaço, e segundo a opinião de Rosangela, Rafael e Tereza, essa é a melhor opção para residências de áreas mais quentes. Distribuir janelas em paredes opostas ou perpendiculares possibilita usar a corrente de ar como aliada para combater altas temperaturas.

Telas solares, proteção térmica!

As telas solares estão em alta, podemos encontra-las em quase todas as sacadas e varandas pela cidade. E esse sucesso todo não é para menos, por possuírem PVC, poliéster e fibra de vidro na composição do tecido, as telas solares proporcionam proteção contra raios UV, possibilitando assim o controle de incidência de luz e calor. Evitar esse contato direto da luz solar no ambiente ajuda a minimizar o calor. Uma solução prática e sem interferência, pois as telas solares se encacham perfeitamente em praticamente todas as decorações.

Verde, um agente térmico natural!

Sim, as plantas podem proporcionar sombra para o ambiente, minimizando a incidência direta do sol. Além disso, jardins são ótimos umidificadores naturais. A umidade gerada pelas plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar o que torna o espaço menos caloroso, plantas como as trepadeiras são indicadas para manter as temperaturas baixas e a umidade no ambiente. Jardim verticais também são ótimas opções !

Cores claras dispersão o calor.

Aposte nas cores claras, elas tornam o ambiente mais arejado. Cortinas na cor branca, ajudam a dispersar o calor. As cores mais claras refletem a luz solar, já as escuras absorvem. Quanto mais cores claras o ambiente tiver em sua composição, mais fresco o ambiente será! Em muito os casos as pessoas optam por cortinas escuras pensando que pelo motivo das cores escuras reterem com mais facilidade a incidência de luz que o mesmo efeito ocorre em relação a proteção térmica, porém o efeito é contrario o esperado. Em casos assim a melhor opção são telas solares blackout, que oferecem controle de luz e térmico.

Escolha o revestimento com cuidado.

Revestimento, não basta ser só bonito, é preciso ser funcional e térmico! Na hora de escolher os revestimentos do ambiente de preferência aos chamados frios e atérmicos. Por reterem muito calor no solo alguns revestimentos podem não dispersar o calor e tornar a sua casa uma verdadeira sauna no verão. Opte por revestimentos cerâmicos, como porcelanato e pedras ou atérmicos , como os cimentícios. Então na hora de construir ou reformar fique atento!

E se você está pensando em construir ou reformar conte com a Intetto! Possuímos uma equipe de arquitetos e designers de interiores preparada para atender a sua necessidade e ajudar você a realizar o seu sonho! O melhor escritório de arquitetura e interiores do Tatuapé e região é aqui!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin