Decorando com Papel de Parede

Lisos, geométricos ou com estampas mais discretas, confira tudo que você deve saber para decorar usando Papel de Parede!

Lisos, geométricos ou com estampas mais discretas, os papéis de parede têm o poder de mudar em um piscar de olhos a cara de qualquer ambiente. Repaginar a decoração pode ser algo até simples aparentemente, com a ajuda certa e de alguns recursos o lar pode ser transformado rapidamente. No entanto, muitas dúvidas começam a surgir na hora de escolher um revestimento para a parede, e um exemplo disso é a escolha dos modelos de papel de parede. As inúmeras variações de texturas e estilos são ideais para compor as diferentes linhas decorativas, mas nem sempre as referências indicadas por amigos é o ideal para o seu ambiente! Conhecer as opções faz toda a diferença na hora da escolha!

O Papel de parede é muito mais do que um poderoso pano de fundo para o restante dos elementos do cômodo.Mais do que qualquer outro artifício, ao forrar as paredes, ele é capaz de criar ilusões de ótica, tais como de dar a impressão de mais amplitude, pé direito mais alto que o real ou de um lugar mais ou menos iluminado.Assim, o papel de parede contribui enormemente para aumentar sensações de acolhimento e aconchego, ou ao contrário, de frescor e dinamismo.

Seus materiais, padronagens e texturas são eloquentes, praticamente definindo o estilo de decoração: do clássico ao contemporâneo.

Outra grande vantagem dos papéis de parede são suas propriedades térmicas e acústicas: eles tem o poder de manter a temperatura interna e servir como barreira para alguns ruídos externos. Por esses e outros motivos conhecer as opções e os diferentes modelos, faz toda a diferença na hora da escolha!

Conheça os Tipos de Papel de Parede!

Vinílico
O material que compõe esse tipo de revestimento é o PVC e por esse motivo tipo de papel de parede é conhecido pela por sua alta durabilidade.

Por conta da composição, o uso é indicado em áreas de grande circulação, úmidas, porém nada impede de ser usado em locais secos com incidência de luz natural.

Outra vantagem desse modelo é que ele permite ser lavado com auxílio de detergente neutro e esponja macia.

Vinílizado
Como o próprio nome evidência o papel vinílizado se parece com o modelo vinílico, porém essa opção é um pouco menos resistente. Mas ainda assim permite a limpeza com bucha macia e pano úmido. Apesar de fácil de limpar, o mesmo não é a melhor para áreas úmidas.

Acetinado
Esse modelo é muito recomendado para pessoas alérgicas a poeira. Além de ter um toque suave,a textura de cetim diminui o acumula poeira e por isso é uma opção ideal para quartos infantis.

TNT
O modelo é um papel de parede composto de tecido, mas na verdade, a sigla (TNT) refere-se a um tecido não tecido. Sua composição com fibras de poliéster e celulose, permite ao revestimento o aspecto e textura que se assemelhão tecido quando aplicado na parede.

A limpeza nesse modelo pode ser feita com pano úmido e o material pode ser aplicado em áreas úmidas.

Mica
Possivelmente, esse é o modelo mais diferente de todos, já que essa versão é feita a partir de pedras prensadas em uma superfície.Apesar da beleza do material, a desvantagem fica por conta de ser indicado apenas para áreas secas e a limpeza deve ser feita com espanador ou aspirador de pó.

Além das diferenças no material, hoje o mercado contém uma grande variedade de papeis de paredes com diferentes modelos de aplicação: Além dos tradicionais aplicados com cola, hoje a inúmeras opções de papeis autocolantes (já vêm com adesivo). O que facilita e muito na hora da aplicação!

Podendo ser com estampas mais marcantes, grafismos ou até mesmo efeitos tridimensionais, os papeis de parede ganham a cada ano novas texturas e modelos, ficando cada vez mais bonitos e práticos de serem aplicados, como já vimos. Agora que você já conhece um pouco da composição, confira as diferentes estampas e veja como praticamente toda a casa pode ser decorada com elas!

Conheça as Estampas!

Arabesco / Adasmacado
Na decoração clássica o arabesco é ideal para manter o estilo. O formato inspirado em flores é delicado e vai bem em diferentes espaços da casa, como quarto, banheiro, lavabo e sala.O modelo de Arabesco com um pouco de brilho, também é uma boa opção para dar um toque lindo e sofisticado a decor.

Floral / Romântico / Provençal A parede decorada com flores é sempre uma opção beleza e delicadeza. Ótima para diferentes ambientes como quartos, sala, sala de jantar, cozinhas e até mesmo banheiro entram nessa lista. Para melhor adequar o estilo ao cômodo, a composição das cores deve ser analisada.
Para seguir a linha de decoração provençal, as versões com flores que combinam a delicadeza de rosas com fundo azul ou verde claro são as mais indicadas. Mas é claro que outros padrões de cores também são bem vindos!

Infantil
Seja no quarto das crianças, bebês ou sala de cômodo de brinquedos as versões com inspirações no universo das crianças é sempre aposta certeira. A variedade de modelos e estampas é imensa e por isso vale se inspirar em idéias de decoração com papel de parede para quarto de bebê e de menina.

Listrado
As listras são idéias para quem busca ampliar o ambiente!

Quando aplicadas na orientação vertical, expandem o ambiente para cima de modo a dar impressão de pé direito mais alto. No caso da aplicação horizontal, o resultado é a impressão de um ambiente maior e mais espaçoso; assim esse modelo é uma ótima indicação de papel de parede para lavabo.

Retrô / Vintage
Inspirada em décadas passadas a decoração Retrô e Vintage estão entre as tendências para a decor de interiores. E para trazer esse toque de antiguidade ao cômodo, vale usar o revestimento com inspirações xadrez, flores e formas que remetem ao estilo vintage. A composição com os móveis pode ou não seguir a mesma idéia, e vale até mesclar estilos e dar

Geométrico O estilo Geométrico da toque moderno e com fundo retrô a decor. A mistura de formas e cores pode variar e cada composição fica ótima para um estilo. A dica para essa versão é apostar na aplicação de uma única parede para não tornar o campo visual carregado e cansativo. Use com moderação!
Moderno Contrapondo o Vintage, o revestimento moderno para a parede pode ser composto por cores e desenhos, seguir a linha metalizada e até ter estampa com toque jovem para deixar o espaço de acordo com as características e estilo do morador. A única ressalva para esse modelo, é em relação a aplicação que deve ser feita em uma ou duas paredes do ambiente caso a estampa seja mais chamativa.
3D Essa é uma versão bem contemporânea para a parede decorada. O modelo simula uma paisagem ou cenário em três dimensões e cria uma sensação de estar inserido no ambiente retratado na parede. Uma opção criativa e para quem busca inovar!
3D IMITANDO REVESTIMENTOS Seguindo a linha do realismo o papel de parede 3D simula com perfeição texturas de pedra, tijolo, madeira entre outros tipos de revestimento para a parede, como as versões que simulam pedra canjiquinha, tijolo a vista aparente, parede de madeira e grafiato. É uma excelente opção para quem quer mudar a decoração, mas sem obras!

Para quem busca soluções práticas para redecorar o lar e se sentir morando em uma casa novinha, o papel de parede é o grande aliado da decoração. Agora que você já sabe sobre os modelos de papel de parede é só fazer a escolha de qual tipo é melhor para o seu ambiente e estilo que mais se adéqua a decor e dar uma repaginada no visual do lar.
Todos os ambientes inclusos nesses post foram projetados pelo nosso escritório, e se você busca uma ajuda profissional conte com a In.tetto! Possuímos uma equipe de arquitetos e designers de interiores preparada para atender a sua necessidade e ajudar você a realizar o seu sonho! O melhor escritório de arquitetura e interiores do Tatuapé e região é aqui! Será um prazer para nos receber você em nosso escritório

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin