Como projetar um Closet

Confira algumas dicas e informações indispensáveis que você precisa saber na hora de projetar o seu Closet.

O closet não é mais um privilégio, na verdade em alguns casos é uma necessidade!

Qual mulher não sonha com um amplo e espaçoso Closet para abrigar em grande estilo seus sapatos, bolsas, roupas, casacos, acessórios e maquiagem? 

Porém quando falamos dessa forma podemos até ter a impressão que o closet seja um espaço exclusivamente feminino mas não necessariamente, vários homens utilizam esse espaço para armazenar seus pertences. Desde que suas esposas permitam, não é mesmo? (Risos)

Mas é claro que qualquer homem também pode ter um closet exclusivo seu. Em alguns casos até mesmo os casais compartilham o closet. Fato é que todos precisamos de espaço para armazenar nossos pertences e se conseguimos fazer isso com organização e com estilo, melhor ainda!

Então se você pensa em montar ou projetar um closet esse artigo pode ser de grande auxilio para você. Passaremos agora algumas dicas de organização e até mesmo algumas técnicas para ajudar você a projetar o seu closet.

Começando pelo início.   

O primeiro passo na hora de montar o seu closet é escolher o cômodo aonde ele será montado! Tenha em mente que é necessário ter um espaço livre para a circulação e troca de roupa por exemplo. Por esse motivo é importante escolher bem o cômodo, ele precisará atender essa necessidade ou você terá adaptar o espaço ou o projeto já que o “ closet “ precisa conter móveis capazes de acomodar todas suas as roupas e acessórios. 

Escolhido a cômodo o próximo passo é definir um critério. Pois ao projetar um closet devemos previamente definir que espaço vai ser necessário para cada coisa, por exemplo: Onde vamos colocar as camisetas? De que espaço precisamos para os casacos? De que gavetas precisarei para arrumar os acessórios? Primeiro fixe às necessidades, a organização e depois pense na estética, ok!

Após listar suas necessidades o próximo passo é a escolha dos móveis. Nesse etapa você pode contratar um escritório de interiores especializado como a In.tetto por exemplo. Inclusive nessa matéria estamos usando um closet projetado pela In.tetto. (Maravilhoso, por sinal!). Mas você pode optar por fazer os móveis planejados ou até mesmo pode comprar os móveis na loja de sua preferência.

Porém o que automaticamente vem a mente das pessoas quando falamos em escolha de móveis é a escolha das cores! Então já adiantamos e recomendamos que escolha móveis claros para o seu ambiente, principalmente se ele for um closet pequeno.

Mas vamos além das cores, pense nos armários, nas gavetas, pense se o closet terá um conceito aberto ou terá portas? Existem vantagens em um conceito mais aberto como aproveitamento de espaço, porém o acumulo de poeira pode ser um contra ponto. Para otimizar ainda mais o espaço, as portas de correr são as mais indicadas para os vários modelos de closet’s, seja um closet pequeno ou um closet mais espaçoso.

Todavia de uma forma ou de outra não esqueça que você deve somar o diâmetro dos moveis deixando um espaço livre para circulação e troca de roupa dentro do closet. Esse é um ponto importante que você não pode deixar passar batido!  

Um item que não pode faltar são os espelhos! Seja integrado no closet para ajudar dar aquela conferida no look ou para dar amplitude ao espaço, não importa sendo amplo ou compacto todo closet necessita de espelhos. Uma dica útil são portas espelhadas, além da dupla função contribuem ampliam o ambiente.  

 

Uma ilha de acessórios é perfeita para armazenar e organizar peças pequenas, anéis, brincos, pulseiras, relógios e etc. De forma pratica facilita muito a busca do acessório certo na hora de compor o look.

Se o closet comportar inclua um móvel de apoio como uma cadeira, poltrona ou puffs para auxiliar na hora da troca de roupa e sapatos.

O closet deverá incluir espaços pensados para guardar objetos com características especiais, as gavetas podem incluir divisões internas para ajudar na organização, podem ser baixas, mais altas, e ser pensado em função da altura de quem o vai usar, caso contrário não será prático.

Não se esqueça das prateleiras e nichos, eles podem ajudar muito também afinal organização é essencial para manter qualquer modelo de closet com sua função.

Para manter a harmonia visual use o mesmo tipo de cabides, isso irá contribuir para que seu closet fique visualmente agradável.

Uma dica funcional é iluminar os nichos e prateleiras, inclusive dos armários. Isso vai deixar o ambiente mais bem iluminado, elegante e clean. Você pode instalar alguns spots de luz branca para uma iluminação pontual mas adequada, isso pode variar do gosto de cada pessoa.

Em um ambiente mas amplo pode até se ousar incluindo uma peça mais charmosa como um lustre, um destaque luxuoso, charmoso e muito gracioso. Como foi usado deste projeto luxuoso closet!

Os sapatos merecem um espaço especial também, nada de colocar um em cima do outro. Se você ordená-los por estilo e cor eles ficarão lindos visualmente. Você pode coloca-los em nichos ou em uma sapateira moderna. Um investimento funcional é um espelho instalado na altura dos pês, auxilia muito na hora de conferir os sapatos na hora de calça-los. 

Se possível, se o espaço permitir invista em uma penteadeira com espelho estilho camarim. Existem várias opções de layout no mercado, porém o ponto importante é a função do móvel. Ele é facilita muito a vida da mulher na hora de compor a maquiagem é um móvel que vale a pena considerar ter um no closet.

É claro que todos temos gostos e preferencias diferentes e não podemos generalizar muito. Porém, em algo podemos concordar 100%: As nossas roupas e acessórios devem estar protegidos da poeira e da desorganização. 

Esperamos grandemente que você tenha gostado dessa matéria e de nossa dicas, porém não esqueça você precise de uma ajuda profissional para projetar seu closet ou projetar o sua casa ou apartamento você pode contar com a In.tetto. Você pode marcar um horário com nossa equipe agora mesmo basta clicar aqui será um prazer atende-lo. Até a próximo artigo, abraços!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin