Wabi Sabi

Uma tendência que veio do antigo Japão para a decoração de sua casa: conheça o estilo Wabi Sabi, um conceito minimalista, porém cheio de significados.

O Wabi-Sabi é um estilo decorativo oriundo do Japão do século XV, com fortes raízes no budismo zen é considerada por muitos a expressão artística mais próxima da realidade da vida. Podemos traduzir palavras Wabi como ’simplicidade’ e Sabi como beleza. O conceito que tem como princípio aceitar que nada é perfeito e eterno, valorizando a imperfeição dos materiais e objetos, assim com a beleza que vem com a idade.

A perfeição é algo fora do realístico, pois no mundo concreto não existe nada perfeito, acreditar nisso seria como tentar atingir o inalcançável. Segundo o Wabi-sabi a decoração mais valoriza a assimetria, é simples e modesta, que até de maneira geral remete ao estilo rústico.  

Sabe aquele jeans já gasto que você tem, mas que adora vesti-lo pelo conforto que lhe proporciona? Esse exemplo ilustra bem o conceito do wabi-sabi. A aplicação desse conceito pode transformar a percepção de sua casa.  

Ficou curioso (a) para conhecer bons exemplos do estilo wabi-sabi, então vamos lá!  

 

Decorando com objetos simples

Elementos como a argila, a pedra, a madeira crua e outros tantos materiais naturais são um bom ponto de partida para levar essa ideia ai seu lar.  

Objetos robustos, irregulares e humildes valorizam a beleza de uma casa wabi-sabi. Para isso, é só utilizar a argila, a madeira, tecidos e elementos metálicos para a decoração. Ao invés de decorações já prontas, dê preferência ao artesanato, podendo ser feitos por você, amigos, familiares ou artesãos. O processo artesanal é único! 

Cada objeto contém sua própria história, significado e energia. Apreciar algo apenas por sua aparência física é como uma paixão, um fenômeno efêmero, contempla somente o exterior e desconsidera seu interior e valor histórico. Não é necessário utilizar materiais caros para fazer seu próprio artesanato. Já na questão das cores, use tons que harmonizem o ambiente, como verde, marrom e cores rústicas.  

Se desprenda da vaidade e valorize o passado, entenda que imperfeições têm seu valor. 

Geralmente, as casas no estilo wabi-sabi são dominadas por tons terrosos. O mobiliário é de madeira crua, paredes e pisos recebem pouca ou nenhuma pintura ou, no máximo, é usada a cor branca. A principal dica para quem quer decorar com esse estilo é evitar elementos refinados ou mobiliários sofisticados.  

 

Troncos adaptados como mesas de centro, cadeiras simples, estofados desgastados, blocos adaptados como estantes, prateleiras de bambus e etc, tudo o que não aparenta ser novo e fabricado, merece um lugar no seu lar. 

As melhores opções para compor um quarto aconchegante no estilo wabi-sabi é o piso de madeira rústico, a cama de paletes e a parede de tijolos crus. Como no exemplo criar peças simples, rústicas e fortes para decorar seu dormitório. O que vale é fazer boas escolhas para que tudo, possa contribuir com um resultado simples e perfeito em seu lar.  

 

No wabi-sabi luminárias sofisticadas são plenamente dispensáveis. Ao contrário disso, procure reciclar potes, cestas de bambus ou outros itens que seriam descartados. Velas aromáticas artesanais são ótimas para valorizar o romantismo do wabi-sabi. Caso sinta que o interior de sua casa ficou sombrio devido à pouca iluminação, abra bem as janelas e escolhas cortinas de cores claras para que a luz do dia entre.  

 

E você, o que achou do estilo wabi-sabi? Que tal levar esse conceito para o seu lar? 

 Esperamos que você tenha gostado dessa matéria e de nossas dicas, porém não esqueça você precise de uma ajuda profissional para decorar ou projetar o sua casa ou apartamento você pode contar com a In.tetto. Você pode marcar um horário com nossa equipe agora mesmo basta clicar aqui será um prazer atende-lo. Até a próximo artigo, abraços! 

 

 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin