Os revestimentos de paredes em madeira são destaques em projetos contemporâneos e sofisticados.

 

Os pedidos mais frequentes para os profissionais de arquitetura de interiores tem sido para que coloquem nos projetos, elementos que reconectem os clientes com a natureza e para criarem ambientes mais aconchegantes e acolhedores. A madeira é um dos elementos que irá contribuir para essa finalidade. Podemos usar a madeira nos móveis, nos pisos e porque não, em paredes e tetos.

Além de tendência, a madeira é um material que nunca fica ultrapassado. Revestimentos de madeira são utilizados desde a colonização. Somente suas aplicações mudam.

Para quem deseja dar um toque especial a algum ambiente da casa, revestir uma parede ou parte dela é uma escolha certeira. A madeira como revestimento pode ser encontrada numa ampla variedade de cores e tonalidades e de formatos diversos.

Além da beleza natural, a madeira proporciona conforto térmico, isto é, equilibra a temperatura do ambiente, deixando os dias quentes ou frios, mais agradáveis para quem estiver utilizando o espaço. Funciona também como um excelente isolante acústico.

Vamos listar alguns tipos de madeiras que podemos usar para decorar uma parede:

Madeira de demolição: trata-se de um tipo de madeira natural, maciça, que está sempre na moda. Com aspecto rústico e desgastado, adquirido pelos anos de uso, é um material de recurso limitado e por isso torna-se uma alternativa um pouco mais cara de revestimento. Faz um contraste estético muito agradável quando usada em ambientes contemporâneos. E pode ser utilizada também em áreas externas, expostas ao tempo.

Madeira em mosaicos: pedaços de madeira em diversos formatos que são fixados em uma base, uma placa, formando diferentes desenhos. Com essas placas podemos revestir paredes, criar painéis ou somente algum detalhe decorativo.

 

painel alex

MDF: são placas que usam um mix de madeira e fibras na sua fabricação. Todas as indústrias de móveis planejados e a maior parte das marcenarias trabalham com esse material. Pela sua resistência e preço acessível, podemos fazer com ele, qualquer tipo de painéis ou revestimentos de paredes inteiras. Uma solução para quando quisermos ter opção de abrir ou fechar o ambiente, são portas em MDF que funcionam como uma parede quando fechadas.  Esse material pode ser encontrado em inúmeros padrões de estampas de madeiras.

Outros materiais que imitam madeira podem ser utilizados para as mesmas funções do original:

Porcelanato: resistência e funcionalidade, são características desse material que usualmente é usado para revestimentos de pisos. Mas sua utilização como revestimento de parede está em alta. Primeiro pela variedade de texturas e formas e também pela aparência da madeira original que oferecem . É uma excelente alternativa quando queremos usar madeira na cozinha nas áreas próximas de pias e fogões, no banheiro principalmente dentro do box e em áreas externas. Mas também pode ser utilizado em ambientes sociais. No padrão madeira pode ser encontrado em diversos formatos de réguas e placas decorativas.

Painéis ripados de poliestireno: uma novidade para revestimentos de paredes e tetos, são ripas e filetes feitos em poliestireno, que é o isopor reciclado e adesivado em alta temperatura. Apresentados em medidas mais e menos largas e com aspecto de madeira, seu diferencial é a leveza do material e a facilidade de colocação, feita com super adesivo e fita dupla face. Outra qualidade desse material é a resistência à umidade, podendo ser usado até em banheiros.

 

Gostou do artigo? Se precisar de alguma ajuda profissional, pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe de arquitetos e designers de interiores preparada para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebe-los no nosso escritório.