O QUE É BOISERIE?

Esse antigo ornamento se reinventou para deixar ambientes mais sofisticados.

 

Assim como a moda, a decoração também segue tendências. Algumas delas são releituras de itens que marcaram determinadas épocas e surgem repaginadas e com novos e modernos materiais.

É o caso das boiseries, essas molduras para paredes em relevo , que são hoje uma das principais tendências na decoração de ambientes descolados. Originalmente fabricadas em madeira e muito rebuscadas, tiveram seu auge nos séculos XVII e XVIII na França e eram usadas para garantir conforto térmico e acústico.

Hoje ainda usamos a boiserie em madeira, mas em MDF e laqueada, para compor meia parede. Mas as mais acessíveis são as molduras soltas, que podem ser encontradas em diversos materiais como gesso, poliuretano e até de isopor.

Com elas podemos criar inúmeras composições e conseguimos dar um toque imediato de sofisticação a qualquer ambiente: living, sala de jantar, dormitórios, lavabo, hall de entrada. Podemos optar por compor uma decoração mais clássica ou fazer uma contraposição interessante com uma decoração atual.

Dependendo do efeito que desejamos as molduras podem ser pintadas da mesma cor das paredes, ou deixadas brancas fazendo contraste com a cor da parede ou ainda pintadas de qualquer outra cor. Podemos usa-las também em portas e armários.

Outros recursos para modernizar a boiserie é complementa-la com papel de parede, espelhos e quadros entre os vãos.

Não existem regras para a colocação das molduras mas algumas dicas vão ajudar:

-marque com lápis na parede a altura onde serão colocadas as molduras e o espaço que irão ocupar.

– os espaços entre as molduras podem ser maiores ou menores, dependendo do projeto, mas sempre deverão ser idênticos.

 

Gostou do artigo? Caso necessite de uma ajuda profissional você pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe com arquitetos e designers de interiores preparados para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebe-los no nosso escritório.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin