Se você se preocupa com o futuro do nosso planeta e pretende utilizar o consumo consciente, conheça alguns materiais desenvolvidos para reduzir impactos sócio-ambientais..

 

Cientistas e engenheiros encontraram formas de trabalhar com vários tipos de resíduos, transformando-os em novos produtos. Ao prolongarem  a vida útil dos resíduo, tanto pela reciclagem como pela reutilização, conseguiram reduzir a utilização de fontes naturais, algumas não renováveis e a diminuição de resíduos em aterros sanitários .Exemplos mais comuns de resíduos reaproveitados são: papéis ,vidros, metais e plásticos.

As indústrias de revestimentos estão rapidamente se reinventando para criar opções produzidas a partir de materiais descartados, alguns até da própria empresa. Vamos conhecer alguns deles que podem ser usados tanto na construção civil  como na decoração de interiores.

 

PISO CIMENTÍCIO DRENANTE-  Feito com o aproveitamento de resíduos cerâmicos, é recomendado para pisos externos  pois permite que a água da chuva permeie o solo, contribuindo para a sua irrigação natural.

 

MADEIRA PLÁSTICA- Mistura de plástico com fibras recicladas, tem a forma e a aparência da madeira natural e pode ser usada em áreas externas.

 

TELHADO VERDE – Pode ser usado como área de lazer, e é um ótimo isolante acústico e térmico, pois auxilia na redução do uso do ar condicionado.

 

LADRILHOS DE VIDRO- Vidro reciclado, pó de pedra proveniente de entulho e ladrilhos com defeito são triturados e reaproveitados na sua confecção. Possuem alta resistência e podem ser usados para revestimentos de pisos e paredes internos ou externos.

 

CORDAS ECOLÓGICAS- Produzidas com garrafas PET recicladas. As embalagens PET são trituradas e passam por um processo de extrusão, que transformam as garrafas em fios muito resistentes . São utilizadas em diversos  segmentos, principalmente na indùstria de mobiliário.

 

CERÂMICAS RÚSTICAS- Feitas com a reutilização de lâmpadas fluorescentes recicladas, resíduos de cerâmica e vidros de telas de TV e monitores.

 

CORTINAS- Algumas indústrias oferecem  alternativas ecológicas para cortinas. Apresentadas em tecido confeccionado com 67% proveniente de garrafas PET recicladas  ou feitas com 50% de poliéster proveniente de plásticos retirados do oceano ou de comunidades costeiras. São resistentes à bactérias, fungos, além de serem  anti-chamas e livres de PVC e chumbo.

 

TECIDOS- Produzidos com fios reciclados, sendo 70% de algodão e 30% de poliéster proveniente de PET reciclado. Dispensam processos químicos e a utilização de água e além da redução do impacto no meio ambiente, contribuem para a diminuição de lixo nos aterros.

 

PLACAS DE TUBOS DE PASTA DE DENTES- Produzidas com 100% de material reciclado, apresentam maior durabilidade que madeiras e aglomerados, podendo ser reutilizadas várias vezes sem perder a qualidade. Aceita a aplicação de tintas e texturas. Pode ser usada como forro, divisórias, telhas, e em outras diversas utilidades.

 

CARPETE MODULAR- Compostos 100% por fios reciclados, resultado da combinação da matéria prima pré e pós consumo, também incluem produtos recuperados de antigas instalações. Esse cuidado reduz  significativamente seu impacto ambiental sem comprometer o desempenho do produto.

 

LAMINADOS DE PET – Laminados decorativos feitos  com 75% de matéria prima reciclada, com aspecto da formica tradicional, para revestimento de superfícies como paredes, portas e móveis.

 

PLACAS DE ISOPOR E POLIURETANO- Resíduos plásticos industriais e descartados de isopor e poliuretano são transformados em rodapés, guarnições, molduras e revestimentos em geral. Leves e com alta durabilidade são compostos por 98% de material reciclado.

 

TINTA MINERAL- Produzidas a partir de minerais naturais, terra crua e pigmentos extraídos de jazidas certificadas, é um produto ecológico e sustentável.

 

MADEIRA CERTIFICADA- Procure um material que venha de uma fonte renovável, com o selo FSC de exploração feita com respeito à sustentabilidade do ecossistema .O consumidor que adquire madeira com o selo FSC contribui para a sobrevivência da floresta para as próximas gerações.

 

Gostou do artigo? Se precisar de ajuda profissional você pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe com arquitetos e designers de interiores preparada para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebe-los no nosso escritório.