A mesa de centro deve ser decorativa, prática e adaptada ao espaço do ambiente.

 

A escolha do modelo de mesa de centro pode ser decidida por complemento ou destaque. Por exemplo: se a sala seguir uma decoração clássica, a mesa de centro pode seguir na mesma linha, fazendo um conjunto harmonioso e funcionando como complemento.

 

Porém se os moradores forem mais ousados, a mesa poderá ser moderna, colorida, em estilo contemporâneo. Nesse caso a mesa funciona como contraste.

 

Qual a forma mais adequada para a mesa de centro: quadrada, oval, retangular ou redonda? Para não errar na escolha é muito importante avaliar o espaço disponível no ambiente. Independentemente do formato escolhido, algumas regras devem ser seguidas.  A circulação de pessoas no ambiente acontece inevitavelmente ao redor da mesa de centro. O ideal é deixar um espaço livre entre a mesa e o sofá e entre os outros móveis de no mínimo 50cm.

 

E a proporção com o ambiente também deve ser levada em conta. Numa sala que possui um espaço amplo podemos colocar uma ou mais mesas de centro grandes. Em salas menores as mesas devem seguir a proporção do espaço.

 

 

Se a sala for muito estreita, esqueça a mesa de centro e prefira mesas laterais.

A altura da mesa de centro deve ser igual ou inferior à altura do sofá, porque o ideal é que sirva como base para objetos de decoração ou como apoio para o dia a dia.

Em casa com idosos ou crianças, vale evitar mesas com tampos de vidro ou espelho, com cantos vivos e com altura abaixo de 35cm.

A mesa de centro ,principalmente na sala de estar, deve ser bem decorada. Os objetos que serão dispostos na mesa devem  refletir a personalidade dos donos da casa.

Colocar alguns dos seus  livros preferidos, lembranças de viagens, objetos antigos, álbuns fotográficos, vai permitir que os convidados conheçam um pouco o gosto e o estilo de vida dos moradores.

 

Lembrem-se de não colocar objetos muito altos que atrapalhem a visibilidade tanto da TV quanto das pessoas que estão do outro lado.

A mesa de centro numa sala de TV deve ser prática ,com caixas para guardar os controles remotos e espaço livre para apoiar copos e bandejas Evite materiais que manchem com facilidade como a madeira.

Não exagere na quantidade de objetos. Experimente várias opções até encontrar uma que agrade. O segredo para conseguir um visual de impacto é combinar elementos de forma organizada. As bandejas delimitam espaço e acomodam itens miúdos.

Plantas, flores, colares de mesa, são itens que conferem beleza instantânea à qualquer mesa de centro, seja ela de madeira, vidro, acrílico, metal, mármore ou espelho.

Gostou do artigo? Caso necessite de uma ajuda profissional você pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe com arquitetos e designers de interiores preparada para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebe-los no nosso escritório.