Os diferentes tipos de acabamentos de superfície em pedras naturais cumprem uma função, não sómente estética.

 

A melhor maneira de distinguir um mármore de um granito é examinando as características  de suas superfícies

Os mármores possuem veios, muitos ou poucos, e os granitos apresentam granulação em forma de pontinhos. Ambos possuem uma variedade enorme de cores e desenhos, dependendo da região de origem. Cores que vão desde o branco puro encontrado em mármores, até o negro absoluto do granito, passando por uma extensa variedade de outras cores

Os granitos são pedras mais duras , resistentes e menos suscetíveis à manchas  do que os mármores. Em bancadas de banheiros e cozinhas o uso do mármore não é aconselhado por ser poroso e manchar com facilidade em contato com gorduras, molhos, cremes, etc. Tanto o granito quanto o mármore ,quando usados como revestimentos de pisos, conseguem adicionar nobreza instantânea ao ambiente.

As rochas ornamentais já são bonitas por natureza e são únicas em suas características. Contudo ainda podem ser adequadas para a customização de projetos. Vamos conhecer alguns processos que alteram sua superfície.

 

POLIDO- Acabamento que realça a cor do material e revela toda a sua beleza, deixando uma superfície lisa e brilhante. Esse efeito é obtido através da lustração e pode ser feito tanto em mármores quanto em granitos.

RESINADO- Aplicação de resina líquida durante o polimento do material para cobrir os poros que existem na pedra.

BRUTO- Não possui nenhum tipo de acabamento, só as características naturais da pedra. A cor não é realçada  como no polido. É antiderrapante.

FLAMEJADO-  É conseguido através da exposição à altas temperaturas, deixando  seu relevo com aspecto rugoso e ondulado. Mesmo não sendo polido esse acabamento consegue realçar a cor do material. É antiderrapante.

APICOADO- Feito a partir de impactos feitos com diversos pequenos ponteiros, provocando pequenos furinhos na superfície da pedra.  Pode ser feito sómente em granitos e também é antiderrapante.

LEVIGADO- Acabamento semi-polido, é lixado com abrasivos até ficar totalmente plano e suave ao toque. Seu aspecto é opaco mas mostra a verdadeira coloração das pedras. Pode ser feita em mármores e granitos.

 

Gostou do artigo? Caso necessite de uma ajuda profissional você pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe com arquitetos e designers de interiores preparada para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebe-los no nosso escritório.