Saiba como avaliar tamanhos, modelos, funções e acabamentos desse eletrodoméstico.

A tarefa de escolher o melhor modelo de refrigerado para a sua casa e seu estilo de vida parece ser muito difícil. Afinal a diversidade de marcas, modelos e funções que encontramos no mercado é muito grande. Mas com algumas informações, vamos deixar tudo mais fácil.O refrigerador é um dos eletros que mais “puxam” energia quando está mais velho ou apresentando problemas, e pode ser o responsável por uma conta de luz mais alta. Investir num modelo novo pode valer à pena em longo prazo.

Refrigeradores podem ter diversos acabamentos:

INOX – Com acabamento brilhante ou escovado, o aço inox agrega durabilidade ao eletro e um visual moderno ao ambiente.

BRANCO – A linha branca é a mais tradicional e combina com qualquer decoração, mas pode amarelar e descascar com o tempo.

Tem o preço mais em conta em comparação com o inox.

ESPELHADO – Sofisticado e fácil de limpar, deixa qualquer ambiente com visual impecável. Costuma ser mais caro do que os outros acabamentos.

Outra característica presente nos modelos mais modernos é o display digital. Esse recurso permite o controle de inúmeras funções do refrigerador.

Vamos ver agora os tipos de refrigeradores que podem ser encontrados no mercado:

DUPLEX OU DUAS PORTAS

É o tipo mais conhecido. Nele o congelador ocupa cerca de 1/3 do espaço e o restante é destinado à refrigeração. Por ser o tipo de refrigerador mais popular, há uma grande variedade de modelos de todas as marcas. Por serem disponíveis em tamanhos variados, é facilmente adequado á qualquer espaço. Encontramos        também o duplex no modelo Inverse, que tem o freezer na porção inferior, facilitando a ergonomia. Como o compartimento de refrigeração fica na altura dos olhos, não é necessário se abaixar para alcançar os alimentos mais consumidos.

FRENCH DOOR

Espaçosos e com compartimentos bem organizados, esse tipo de refrigerador é a pedida certa para quem tem uma cozinha ampla e uma família grande. Estiloso, tem um espaço interno com capacidade de conservar grande quantidade de alimentos de maneira organizada. O compartimento superior abriga o refrigerador, sem coluna divisória separando as duas portas, o que facilita o acesso. O congelador fica na parte inferior. É possível ter um dispenser para água e gelo no exterior do equipamento. É preciso levar em conta o espaço necessário para esse modelo, não apenas o vão de encaixe mas também para o respiro do aparelho, indicado pelo fabricante.

SIDE BY SIDE – Amplos e perfeitos para uma vida mais dinâmica, esses modelos têm as portas do refrigerador e do congelador lado à lado, separados por uma coluna, o que garante mais conforto e organização. Ótimo para quem precisa de muito espaço para alimentos congelados, já que uma das portas é dedicada completamente ao freezer. Os modelos side by side contam com filtro d´água e compartimento para produção de gelo na parte externa do freezer. Outra vantagem do side é ter menor profundidade do que os outros modelos.

EMBUTIR E REVESTIR- Equipados com as mais avançadas tecnologias, os refrigeradores de embutir podem ser integrados com os

móveis da cozinha planejada, recebendo o mesmo revestimento. Ou podem ser só embutidos num nicho, com as portas aparentes.

RETRÔ – Os modelos podem ser de uma ou duas portas, com toda tecnologia moderna, mas o aspecto exterior é de um modelo antigo.

Encontradas em diversas cores, é perfeita para ambientes descontraídos e para quem não precisa de muito espaço de armazenamento.

 

Gostou do artigo? Caso necessite de uma ajuda profissional você pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe com arquitetos

e designers de interiores preparada para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebe-los no nosso escritório.