O painel ripado vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração.

O ripado é um elemento versátil e charmoso, que consegue trazer um toque sofisticado para qualquer ambiente da casa com sua estrutura simples e orgânica.

 

Ele pode aparecer em salas de estar e de jantar, home office e sala de TV, na cozinha e até em banheiros. Sempre agregando mais estilo e personalidade ao seu imóvel.

A estrutura do painel ripado é formada por tiras de madeira, finas e compridas, pregadas com uma pequena distância entre elas. Os desenhos dos ripados podem variar bastante, dependendo da largura das ripas e a profundidade dos frisos.

 

 

Podemos comprar o painel ripado em madeira natural, como freijó,cumaru ou embuia. Além de ter um custo maior, o painel de madeira deve ter certificado de origem do material.

A alternativa mais econômica é optar pelos ripados em MDF, que podem ser executados nos mais diversos padrões e cores.

 

 

Temos também agora a opção de montar painéis com ripas feitas de poliestireno. Muito leves, e encontradas em diversas padronagens, tanto de madeiras quanto em metalizados. Esse tipo de material tem a vantagem da aplicação fácil, usando apenas um superadesivo, sem precisar usar parafusos .E você pode criar composições com espaçamentos diferentes , ou mesclando acabamentos, por exemplo, madeira e metalizado. Por ser colado, pode ser aplicado facilmente sobre espelhos e móveis.

 

 

A versatilidade do painel ripado é uma das suas principais vantagens. Pode ser usado em ambientes externos e internos, como revestimento de paredes e tetos, divisórias de ambientes ou ainda criar detalhes em móveis.

 

 

Painéis de madeira quando instalados numa parede inteira, podem esconder a existência de portas e armários, gerando uma uniformidade. Esse revestimento diminui a necessidade de reparos e pinturas regulares e sua manutenção pode ser feita com aspirador e pano úmido.O painel de madeira não recebe rodapés, a madeira vai até o chão.

 

 

Além de alongar visualmente um ambiente, o painel ripado é o recurso ideal para quem deseja embutir iluminação de LED .

 

 

Usado como divisórias, os painéis podem adquirir as mais diferentes formas: mais largos, mais espaçados, com detalhes.

 

 

Cabeceiras, painéis para TV, quartos infantis, portas deslizantes, em paredes inteiras ou somente em detalhes, em branco, preto, cinza, madeira ou qualquer outra cor, enfim a versatilidade dos painéis é quase infinita. A escolha fica a cargo da imaginação.

 

 

Gostou do artigo? Caso necessite de uma ajuda profissional você pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe com arquitetos e designers de interiores preparada para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebê-los em nosso escritório.