Esqueça aqueles móveis que lembram casa de avó. Os móveis com palha indiana voltaram com tudo na decoração e completamente renovados.

 

Se você passeia por sites ou lojas de decoração, já deve ter percebido a presença cada vez maior de móveis com revestimento de palhinha.

Palhinha é o termo para nomear a casca da haste do rattan, uma planta da família das palmeiras, nativa da Ásia.

O trançado de palhinha é uma das técnicas de fabricação de móveis mais antigas, usado até pelos faraós egípcios, há milhares de anos.

Originária da India, a palhinha tinha presença certa nas mansões coloniais, e foi levada para a Europa graças ao comércio entre os continentes.

 

 

Aqui no Brasil, introduzida pelos portugueses, apareceu no século XVII, como uma alternativa mais leve em relação aos estofados europeus. Na época, era considerada um artigo de luxo e só os mais abastados podiam usar móveis com o material na decoração. Ficou mais popular e acessível nos anos 40.

 

 

A palhinha sempre fez parte da decoração brasileira, porque tem tudo a ver com o nosso clima tropical, pois permite a circulação do ar e combate a umidade ventilando o interior dos móveis. Por isso, o revestimento é indicado para frentes de móveis que abrigam aparelhos eletrônicos que precisam de ventilação.

Um móvel revestido com palhinha é também uma ótima solução para espaços pequenos, porque permite a circulação da luz e traz leveza e elegância ao ambiente.

 

 

A cadeira de palhinha é um clássico que transita por todos os estilos de decoração, do retrô ao moderno ,e em todos os ambientes, da cozinha ao quarto de dormir.

 

 

Os brasileiros Sergio Rodrigues e Oscar Niemeyer, entre muitos outros, tornaram a palhinha um clássico, como a poltrona OSCAR de Sérgio e chaise long RIO de Niemeyer.

Entre os designers contemporâneos a palhinha também não para de conquistar espaços. Cadeiras, bancos, cabeceiras, biombos e muitas outras aplicações: as possibilidades do material são inúmeras.

 

 

A palha indiana pode ser natural ou sintética. A natural responde ao nosso desejo de trazer materiais mais naturais para dentro de casa, mais precisa de mais cuidado na manutenção. Mas qualquer peça avariada pode ser facilmente empalhada novamente.

A palha sintética pode ser encontrada em outras cores, além da natural. As mais comuns são as cinza, chocolate e preta. São mais fáceis de serem mantidas, usando apenas um pano úmido para limpeza.

 

Gostou do artigo? Caso necessite de uma ajuda profissional você pode contar com a IN.TETTO. Temos uma equipe com arquitetos e designers de interiores preparada para atender as suas necessidades e projetar o seu sonho. Será um prazer recebê-los em nosso escritório.