Aprenda passo a passo como fazer parede com estampa geométrica!
Que tal aproveitar o final de ano e começar o ano com uma decoração bem alegre e super lúdica? Nesse artigo iremos te ensinar passo a passo de como fazer pintura de parede com estampas geométricas.
Elas são ótimas para criar a ilusão de continuidade e alongam os ambientes. Servem como fundo para móveis e prateleiras, e o melhor ela renovam o ambiente de sua casa de maneira simples e econômica!
Você irá precisar apesar de tintas coloridas, fita adesiva para pintura, rolos de pintura, pinceis e é claro muita criatividade, então vamos lá!
Primeiramente iremos ensinar como fazer uma estampa com padrão geométrico de triângulos, porém a técnica pode ser usada para criar qualquer padrão, é só você escolher o que mais lhe agrada e liberar o seu lado Victor Vasarely.
Escolhendo o Grafismo
Escolha o padrão que mais lhe agrade e que se harmonize mais com seu ambiente e decoração. Um ponto a se avaliar também é o grau de dificuldade do grafismo, se você é pintor de primeira viagem, opte por formas maiores e com menos variação de tons. Isso irá tornar a pintura menos complexa e menos trabalhosa!
Ao escolher a parede e o grafismo tente visualizar a área que a pintura irá ocupar na parede.
Se você tiver a disponibilidade, utilize um programa de edição para simular o desenho, porém se você não dispõem dessa ferramenta, você fazer o calculo e desenhar o grafismo no papel. Basta calcular o tamanho da sua parede ( largura x altura). O planejamento é a parte mais importante do projeto!
Escolhendo as Cores
O segundo passo é a escolha da paleta de cores, escolha cores que conversem entre si. Se você estiver com alguma dificuldade em escolher a paleta de cores, não se preocupe aqui em nosso blog há uma matéria especial falando sobre o assunto, click aqui e confira. Em nosso exemplo estamos usando uma paleta baseada na cor da parede que é couro amarelado.
As cores utilizadas no projeto são:
Coral Decora – Camelo 20YY – Fosco
Coral Decora -Pergaminho – Fosco
Coral Decora – Lenha – 10YY – Fosco
Para facilitar na hora de fazer os triângulos, recorte um triângulo em uma chapa de raio x e usei- a como molde. Nesse exemplo foi utilizado um triângulo de 35 x 30 cm. Para reproduzir o retângulo na parede basta posicionar o molde na parede e contornar a forma com fita crepe própria para pintura. Pronto, agora você já tem seu gabarito para pintar, basta usar o rolinho de pintura para preenchê-lo com a cor desejada.
Faça linhas na parede usando giz branco, não se preocupe o giz não vai estragar a pintura de sua parede, você pode tira-lo facilmente depois com um pano umedecido.
Para evitar com que a tinta escorra e para um acabamento perfeito, utilize a tinta sem ser diluída. Isso irá fazer total diferença na hora que você retirar a fita crepe, os resultados iram te surpreender. Depois de feito os primeiros triângulos o processo de torna mais fácil. Use os cantos dos triângulos já existentes como referência.
Para retirar às fitas basta a tinta estar seca ao toque, caso você retire a fita e note que fico faltando algum acabamento, um borrado ou até mesmo alguma parte do desenho sem preenchimento de tinta, você pode fazer o acabamento de forma simples usando um pincel pequeno de pintura de tela ou um cotonete.
Quando finalizada, a parede fica simplesmente incrível. Essa sem dúvida é uma dica para quem quer uma parede super personalizada e fácil de fazer. Essa técnica é muito pratica e você pode usa-la para fazer qualquer padrão que sua criatividade preferir.
Confira abaixo alguns modelos dos quais você também pode fazer :
Esperemos que você tenha gostado do artigo. E caso necessite de uma ajuda profissional não se esqueça que você pode contar com a In.tetto! Possuímos uma equipe de arquitetos e designers de interiores preparada para atender a sua necessidade e ajudar você a realizar o seu sonho! O melhor escritório de arquitetura e interiores do Tatuapé e região é aqui!
Créditos fotográficos: Site Homens da Casa.