Está pensando em dar um up no visual da sua casa, talvez decora-la ao estilo Vintage? Ou seria Retrô? Opa, confundiu? Não sabe qual tipo de decoração que você deseja realizar em sua casa? Tudo bem, não se preocupe! Nesse artigo falaremos sobre a diferença entre a decoração estilo Vintage e a famosa decoração Retrô, falaremos também sofre todas as diferenças entre esses dois estilos
Está pensando em dar um up no visual da sua casa, talvez decora-la ao estilo Vintage? Ou seria Retrô? Opa, confundiu? Não sabe qual tipo de decoração que você deseja realizar em sua casa? Tudo bem, não se preocupe! Nesse artigo falaremos sobre a diferença entre a decoração estilo Vintage e a famosa decoração Retrô, falaremos também sofre todas as diferenças entre esses dois estilos. Iremos contar tudo que você precisa saber para sanar as suas dúvidas e assim conseguir escolher a decoração perfeita para o seu lar!
Em todos os estilos de decoração, independente da época e da tendência que esteja permeando o momento, a decoração sempre vira com um mix de estilos incorporados a sua composição.
As tendências atuais retratam claramente isso, os ambientes hoje contam com um mix de estilos que são sempre baseados em estilos um pouco mais rústicos e contemporâneos. Junto a estes estilos vem o famoso toque, uma pitadinha do retrô e do vintage. Seja por exemplo em forma de espelhos, elementos vazados ou através de uma diversidade de cores.
Hoje esse estilo domina o mercado decorativo como uma avalanche, e é extremamente fácil encontra-lo. São incontáveis eletrodomésticos e móveis com cores fortes, vibrantes ou foscas, que estão a tona em todo standart de decoração, revistas, reportagens de decoração e até mesmo nas mostras que são exibidas tanto no Brasil como na Europa.
Mas o que é o estilo vintage e retrô? Quais são as diferenças entre estes termos? Não é a mesma coisa? Não. Os termos “vintage” e “retro” não são as mesmas coisas, como a maioria das pessoas acreditam! Ambos os termos abrangem tanto o universo da arquitetura, do designer como também da moda. Curiosa (o) para saber a diferença então e poder utilizar plenamente o poder destes elementos na sua decoração? Então vamos lá conferir as diferenças destes termos!
A Decoração Vintage
“ Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade.
Trata-se de um estilo de vida que remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960 ”
Chama-se de vintage todos aqueles elementos que tiveram origem nas décadas de 20 a 60. O termo vintage deriva-se do termo “safra de vinho”. A partir daí você já consegue perceber através da analogia com o vinho do “quanto mais antigo é o vinho, melhor a sua qualidade”. O mesmo se aplica a peças vintages.
As peças de decoração vintage, geralmente no mercado possuem um valor mais elevado, e valorizam-se ainda mais as peças de decoração originais de época.
A decoração vintage está presente tanto em peças do mobiliário como também os móveis e artigos de decoração como porcelanas, luminárias, cristais, embalagens, eletrodomésticos etc,. E você pode encontrar decorações vintages em lojas do gênero ou até mesmo garimpar em antiquários.
Confira a seguir exemplos da decoração vintage nos projetos da In.tetto.
A Decoração Retrô
“O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).”
A diferença da decoração retrô para a decoração vintage está justamente na época em que cada uma delas se inspira.
Como visto, a decoração vintage se inspira nas décadas de 20 a 60, utilizando materiais e peças originais da época.
Na decoração retrô, são utilizados objetos inspirados das décadas de 70 e 80 ao psicodelismo.
Assim como na decoração vintage, a decoração retrô também busca a utilização de peças originais da época ou réplicas idênticas ao utilizado na década de 70 e 80 para decoração. Porém fique atento pois as peças originais devem receber bastante atenção antes de ser adquirida. Ela deve estar em bom estado de conservação.
A indústria atual, está engajada em atender essa demanda, e peças retrôs podem ser facilmente encontradas, hoje no mercado decorativo há uma variedade relativamente grandes de lojas especializadas em decoração retrô.
Diferente da decoração vintage, que utiliza peças originais, a decoração retrô muitas vezes, utiliza peças reproduzidas, e não peças originais. A decoração retrô procura fazer a releitura destas duas épocas para os dias atuais, unido assim a funcionalidade e estilo.
Por estar sempre sendo produzidas pela indústria atual, as peças originais para decoração retro, acabam tendo um custo bem inferior do que as peças de decoração vintage.
Curiosamente a grande maioria das pessoas acreditam que a decoração retrô, dos anos 70 e 80 surgiu inspirado na decoração vintage.
Esse pensamento da origem da decoração retro, está errada. A decoração retro possui características contrárias as da decoração vintage. Enquanto a decoração retrô é uma decoração voltada a uma ideia lúdica, a decoração vintage está voltada a uma decoração mais sóbria, mais séria e ocasional carregada do estimo art
Para concluímos as diferenças entre Decoração Vintage e Retrô, de forma rápida para fixar na memória, a diferença entre a decoração vintage com a decoração retro está no fato de que a decoração retrô é a utilização de peças mais novas, uma releitura, uma replica semelhante ao antigo ou, na minoria das vezes, a própria peça original de decoração retrô utilizada entre os anos 70 e 80.
Já a decoração vintage é o tipo de decoração em que você utiliza peças do início do século IXX, sendo sempre peças originais da época para deixar sua decoração ainda mais charmosa.