Quem são, Onde Vivem, Como Pensam …
Conheça a geração que está mudando o nosso comportamento.
Você já ouviu falar da geração dos Millennials? Conhecidos também como a geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Estudiosos diferem sobre as datas exatas dessa geração, mas estima-se que é representada pelos nascidos entre o período da década de 80, até o começo dos anos 2000.
Podemos resumir que essa nova geração desenvolveu-se em época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Vivendo em ambientes altamente urbanizados, os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: O surgimento da Internet.
Por esse motivo seu comportamento e padrão de consumo é pauta de discussão em todos os meios, seja na psicologia, marketing, gestão de equipe ou vendas, e cada vez mais é necessário atualizar nossos conhecimentos para acompanhar essa renovação.
A Internet teve papel fundamental para chegarmos onde estamos hoje como sociedade. Grandes avanços foram permitidos pela maior conectividade com pessoas, serviços e produtos.
As interações virtuais mudaram não só as relações midiáticas e sociais, mas também as relações de trabalho. É só pensar no enorme mercado digital que temos hoje e quantas pessoas ele impacta. Ao ponto de hoje você não conseguir enxergar sua vida sem a ferramenta de pesquisa do Google.
É claro que há vida sim longe da internet, mas uma coisa é fato ela simplifica e facilita muito nossas vidas, podendo ser desde uma simples receita de bolo até um fechamento de contrato de negócios.
Mas qual é a relação entre a internet com os millennials?
Ela é de certa forma bem simples. A geração Y nasceu nesse mundo, foi criada nesse modelo de civilização cada vez mais conectada e globalizada.
Se a geração X foi concebida na transição para o novo mundo tecnológico, a geração Y foi a primeira verdadeiramente nascida neste meio, mesmo que incipiente.
Os millennials estão a um clique de resolver alguma dúvida ou obter informação. Sendo assim, as crianças tendem a interagir menos com os pais e os professores, uma vez que eles conseguem achar o que procuram de maneira mais rápida na tela de computador.
O objetivo não é fazer juízo de valor sobre esse tipo de padrão comportamental se é positivo ou não? Mas você há de concordar que essa tendência tem grande influência no status quo.
A geração Y vem mudando as relações de trabalho e consumo e isso, hoje, é um fato. Mas como devemos nos adaptar a esses novos padrões? Como vender para esse tipo de público?
Os Millennials têm a expectativa de ter informação e entretenimento disponíveis em qualquer lugar e em qualquer altura. A cultura de compra vai se adequando na medida com que a sociedade vai se desenvolvendo. As técnicas e metodologias de vendas devem ir se adaptando e se renovando com o passar do tempo.
Na próxima matéria da série iremos adentrar mais fundo no assunto, apresentaremos o comportamento dessa geração e a forma como a geração Y consume e como isso pode impactar no seu negócio!