Salone del Mobile 2017

Rafael Gomez, Rosangela Pimenta e Tereza Bissoto, conferem a maior feira do segmento em Milão!

Durante os dias 4 a 9 de abril de 2017, ocorreu a 56ª edição do Salone del Mobile, em Milão.


O badalado evento é conhecido por ser o maior salão de design do mundo, e não é para menos, o evento reúne inovações em todas as áreas do design e também linhas de produtos já conhecidos pelo público. Sendo umareferência mundial para profissionais do setor de casa e mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis.

Realizado no moderno centro de exposições de Rho em Milão, o evento não se restringi apenas ao salão, longe disso, a cidade toda é invadida por uma febre de design que se espalha por todas as ruas reunindo profissionais de todas as partes do mundo.

Rafael Gomez, Rosangela Pimenta e Tereza Bissoto, embarcaram rumo a capital mundial do design, Milão, e foram conferir todas as novidades do Salone del Mobile. Agora iremos contar um pouco para você o que rolou no evento e as novidades que nos agradaram.

Desbravando o Salone..

O foco da 56ª edição segundo seus idealizadores é elegância contemporânea. De acordo com a divulgação, ela seria encontrada entre minimalismo e funcionalidade, entre habilidades artesanais, know-how digital e inovação tecnológica.


O vidro foi um elemento bastante apresentado na feira, a forte presença de composições utilizando vidro e madeira, vidro com ferro e pedras naturais indicam que esses elementos voltaram a ser tendência no mercado de decoração.



Presentes em estantes e tampos para mesas em mix com bases em metais mesclando mesas de centros quadradas, redondas e ovais criando um ambiente extremamente sofisticado e moderno.

“Ver mesas de centro utilizando puffs na composição,extremidades arredondadas, formas ovais, círculos, essa mescla entre o uso de vidro, tecidos, ferragens e as cores utilizadas me remeteram aos anos 80, porém agora com sofisticação e modernidade. ”
– Rosangela Pimenta

Podemos ver esse toque de modernidade e elegância presente em outras peças também como nos espelhos.

Molduras bem trabalhadas transmitem requinte as peças.


Tampos em pedra como mármore foram o ponto alto da feira, assim como os demais móveis as mesas com tampos em pedra em sua composição sempre estão acompanhadas por elementos naturais como base em ferro ou madeira. A cor dourada predomina entre os metais.


Mobiliários com tampos finos em pedra. Com acabamento suave e impecável.

O toque orgânico/ natural ficou muito bem representado através das luminárias.

É possível reconhecer que os designers usaram elementos da natureza como referência na criação das peças.

Podemos reconhecer galhos, ramos, flores e frutos, outras por sua vez remetem a animais. Peças compostas por ferragem e led.


“ Me agradou muito a apresentação do mobiliário mais limpo , com pouco tamponamento, menos volume, pouco uso de puxadores, porém com a presença constante do brilho do vidro e da laca. ”
– Rafael Gomez

Sofá baixos com cantos arredondados com revestimento em veludo, esse por sua vez volta a moda como força total.

“ O que me chamou muito a atenção foi que esse ano podemos notar várias opções de móveis com aproveitamento de espaço foram apresentados. Armários que se transformam em mesas ou escrivaninhas por exemplo, achei extremamente oportuno ver que hoje o mercado já identifica essa necessidade e vem buscando apresentar soluções.”
– Rosangela Pimenta

Design pela Cidade…

Paralelo Salone del Mobile, aonde encontram-se aquelas tendências já consolidadas, ocorre outras feiras voltadas indústria de móveis e decoração em Milão como o Fuorisalone, onde cada bairro exibe uma série de eventos espalhados pela cidade.A Fuorisalone é voltada para quem quiser ver aquelas que novidades estão acabando de sair do forno. O circuito engloba as atividades da Milan Design Week paralelas à Euromobile, tem exposições tanto daqueles que “não participam” da Feira oficial quanto dos que, com o objetivo de poder ousar, tem estandes tanto por lá quanto em um dos bairros que dá vida às atividades paralelas.

Brera Design District é um desses eventos que faz parte da Fuorisalone, localizada no Brera um charmoso bairro artístico de Milão que lembra muito a atmosfera dos bairros boêmios de Paris. A Brera Design reúne inúmeros artistas consagrados, assim como novos e talentosos artistas que buscam inovar em meio a semana do Design em Milão.

Este ano, o circuito Fuorisalone teve em Brera seu principal chamariz. De uns anos para cá, o distrito capitaneou o crescimento das atividades paralelas na cidade durante a Euromobile, ganhando ainda mais visitantes. Sob o slogan “Fare artigianale, pensare industriale” ( “fazendo artesanal, pensando industrial”). Suas ruelas repletas de charme e cultura receberão mais de 70 showrooms e 90 eventos, focando suas atividades nas lojas histórias, nas novas formas de artesanato e na gastronomia de qualidade. Confira abaixo algumas fotos do que Rafael Gomez, Tereza Bissoto e Rosangela Pimenta visitaram pela Brera Design Distrct.



“ É sempre uma experiência incrível participar da Salone Del Mobile, o que mais impacta é que a cidade de Milão em si respira decoração. É incrível ver o envolvimento de todas pessoas, das lojas,todos voltados para o segmento, é lindo ver um cidade falando sobre design. Sem dúvida uma semana incrivelmente inspiradora”
– Tereza Bissoto