Como decorar salas pequenas

Aprenda em poucos passos a fazer a decoração de sala de estar pequenas.

Nemsempre é fácil decorar e dar vida a ambientes pequenos, e quando pensamos em sala de estar então, parece que realmente ficamos perdidos. Porém engana-se quem pensa ser uma missão impossível decorar salas pequenas. É evidente que podemos chamar de um grande desafio, mas nada que um bom planejamento não transforme em um ambiente perfeito.

Pensando em você que está precisando daquela mãozinha amiga, naquele momento dramático que a equipe da In.tetto, preparou uma lista de dicas básicas e práticas para ajudar você a escolher a decoração perfeita para a sua casa! Então que tal começarmos pelo início? Vamos lá!

Ganhando amplitude com o uso das cores…


O exagero nas cores vibrantes carrega o ambiente, causando até mesmo irritabilidade e cansaço visual.O indicado é dar preferência aos tons claros e off-white (branco, bege e cinza). O mesmo vale para o piso.

Porém caso você queria utilizar uma textura ou uma cor diferenciada na composição o indicado é não aplica-la na parede aonde está fixada a TV, uma boa opção seria a parede atrás do sofá para não gerar um cansaço visual.

Conheça a dimensão do ambiente…

Antes de comprar qualquer móvel é importante conhecer as dimensões do ambiente, tirar as medidas e já começar a tentar visualizar o posicionamento e a disposição que os moveis irão ocupar no ambiente. Nunca se esqueça que menos é mais, evite atulhar a sala com um número exagerado de peças, isso só irá tornar o ambiente menor além de atrapalhar a circulação e transmitir uma sensação de bagunça e desorganização. É importante manter um corredor de circulação de pelo menos 60 cm, uma péssima ideia é colocar os moveis de modo de a pessoa tenha que desviar ou arrastá-los para garantir a passagem.

O ganho de amplitude em salas pequenas pode ser conseguido ainda por meio do uso de móveis baixos, de pouco volume, estruturas metálicas funcionam bem neste caso. Saiba que mesas retangulares e redondas são as mais indicadas, pois deixam um espaço de circulação maior.

Sala de estar pequenas também não deve ter um conjunto de sofá volumoso. A melhor opção é apostar em uma única peça e completar o ambiente com pufes, cadeiras ou poltronas. E cuide de garantir um bom lugar para o sofá. O recomendado é deixá-lo encostado na parede (mas não na da janela, pois bloqueia a entrada de luz) e evitar o desperdício de espaço. A opção retrátil possibilita aproveitar melhor o espaço, já que os assentos se alongam o que oferecem maior comodidade e não atrapalham a circulação.


Já o uso de poltronas oferece uma opção de assentos no ambiente. Caso a sala não comporte um sofá, utilize apenas poltronas. Opte por utilizar cores neutras como branco, preto, cinza e bege no estofado, deixe as cores vibrantes como vermelho, amarelo e floral para as poltronas e almofadas.

A busca por amplitude permite também repensar a presença de móveis como o rack. A peça por ter mais volume ocupa espaço e pode ser facilmente substituída por um painel na parede destinado à televisão e algumas prateleiras para os itens decorativos e demais aparelhos.
Caso a sala seja integrada, use as costas do móvel para delimitar as diferentes áreas. A decoração fica mais bonita na presença de enfeites nas prateleiras e nichos. Evite somente os exageros, pois o excesso transmite a impressão de que o lugar é menor do que na realidade.Outro item dispensável em lugares de tamanho reduzido é a mesa lateral. A dica é investir em esteiras de madeira com porta-copos e colocá-las no braço do sofá. Caso o espaço permitir, você também pode optar pelo uso da mesa de centro.
Se a sala for exclusivamente para TV, o tapete é uma peça indispensável. Escolha um tapete que seja confortável, como sagghy ( lã de carneiro) ao toque por exemplo.

Existem alguns truques visuais que ajudam a ganhar amplitude. Ter espelhos nas paredes e no acabamento dos móveis é a alternativa que mais engana o cérebro. O cuidado é não mostrar no reflexo alguma parte indesejável da casa, como fiações aparentes.

Outro truque interessante é usar cortinas claras, de linho ou voil, para trazer a sensação de leveza e de um pé direito maior. Já o critério para a escolha entre cortina ou persiana é uma questão de preferência, porém o importante é optar por cores claras. O bloqueador de luminosidade, as cortinas ou persianas blackout são indispensáveis para evitar reflexos na tela da TV, assim como excesso de luminosidade no ambiente.

Também é vantajoso instalar papéis de parede lisos, com desenhos pequenos e faixas na vertical, as listras aumentam o pé direito. E não se esqueça de retirar os rodatetos e rodapés da decoração. Tais recursos delimitam a parede e afetam o sentido de continuidade, diminuindo o tamanho da sala.

Capriche na iluminação…

O cuidado com a sala também se estende para o projeto luminotécnico. Lembre-se de que deixar cantos escuros e espaços mal iluminados na casa significa perder espaço. Por isso, invista em luzes embutidas, quando o gesso for rebaixado, sancas, rasgos no teto, arandelas ou ainda em luminárias pendentes.


Caso queira algo uniforme, instale plafons e luzes difusas no teto. A decoração do lugar pode também receber iluminação direta. Abuse de luminárias de piso ou de trilhos para destacar itens como esculturas e obras de arte. E não deixe de aproveitar as entradas de luz natural e as claraboias presentes na hora de conseguir luminosidade.

Já o critério para a escolha entre cortina ou persiana é uma questão de preferência, porém o importante é optar por cores claras. O bloqueador de luminosidade, as cortinas ou persianas blackout são indispensáveis para evitar reflexos na tela da TV, assim como excesso de luminosidade no ambiente.

Esperamos que você tenha gostado do artigo, e não esqueça você pode contar com a In.tetto em seu projeto! Possuímos uma equipe de arquitetos e designers de interiores preparada para atender a sua necessidade e ajudar você a realizar o seu sonho! O melhor escritório de arquitetura e interiores do Tatuapé e região é aqui!