Morada Descolada e Irreverente

Revista Decor Design – Edição N°02 Ano 2015

Mix de estilos e referências compõem um décor descontraído e elegante no apê do jovem casal


Os moradores deste apartamento de 120 m2, na capital paulista, são jovens e cheios de personalidade. Despojados, queriam uma decoração na dose certa entre o sofisticado e o irreverente. A concepção do projeto de interiores ficou sob a responsabilidade da dupla Sil Castellani e Rafael Gomez, da Modello Arquitetura,(By In.tetto) conhecidos pelo traço de ousadia em seus trabalhos. A intervenção buscou atender a necessidade do casal, que tem um filho pequeno e agora estar com os amigos. Assim, conforto e funcionalidade deram a tônica de todo o décor.
A retirada do caixilho da sacada e a opção por eliminar um dos dormitórios permitiu ampliar e integrar a área social da residência. Solução criativa, a TV em tubo fica posicionada no centro da sala, permitindo rotação 360 graus para que possa ser vista do aconchegante e convidativo sofá com chaise, da mesa de jantar, da área de estar e até da varanda.

O mix de referências compõe uma ambientação eclética, transitando do clássico ao moderno. Elementos aparentemente dispares interagem perfeitamente no mesmo espaço, como o sofá Chesterfield de icônico design do século XVIII e a mesa de jantar e cadeiras (Varanda’s Design) de desenho mais contemporâneo. A bem conduzida contradição de estilo segue com peças como o arrojado pendente de lâmpadas aparentes, o trilho de luz de modelagem industrial que ilumina a parede revestida com painel decorativo Mentha (Allgram) e o grande relógio retrô (Kare Design)

O projeto de iluminação (Spazyo) conjuga luz indireta e pontual, com uso de sancas, spots e plafons e está associado ao sistema de automação (Cocuroci Home), que comanda também a parte de áudio e vídeo.

Na cozinha, o revestimento original recebeu adesivo que simula azulejos em estilo retrô. O armário suspenso teve a caixa recoberta em tom amarelo, o que quebra a composição de preto e branco com um pouco de ousadia.
O dormitório do casal teve o piso elevado por um tablado de 0,15 cm de altura, com nicho para o colchão. As gavetas suspensas fazem ás vezes de criado, enquanto o painel vazado rouba a cena no lugar da tradicional cabeceira.

O espaço de bar e café ganha destaque na varanda com o uso de madeira de demolição e o revestimento em pastilha de motivo pop (Allgram). Na cozinha, a parede ao fundo foi revestida com adesivo-lousa (PP8), que permite fazer anotações com giz. O lavabo escuro (acima) recebe um toque de leveza com o uso de espelhos e a cuba espelhada, projeto dos arquitetos executado pela Sumaré Vidros e Espelho.